Medicamentos

Medicamentos
Você sabe quais são as diferenças entre os medicamentos?

São tantos os princípios ativos disponíveis no mercado para tratamento de diversas doenças que muita gente fica em dúvida na hora de comprar. O objetivo de todo remédio é resolver o desequilíbrio no corpo, promovendo benefícios a quem o toma.

Genérico

O genérico tem o mesmo fármaco, na mesma quantidade e forma farmacêutica do medicamento de referência. Quando a patente do medicamento expira, a legislação brasileira permite que outros laboratórios passem a fabricar o medicamento inovador, desde que comercializados pelo nome de seu principio ativo.

O genérico possui a mesma eficácia do medicamento inovador, mas, como não houve gastos com pesquisas, eles custam menos do que os de marca. Eles passam por estudo de bioequivalência do remédio de referência.

Similar

O medicamento similar tem o mesmo principio ativo, concentração, forma farmacêutica, administração e indicação terapêutica do medicamento tradicional, mas é vendido com outro nome comercial. Nem todos possuem comprovação de bioequivalência, mas todos são submetidos a testes pela ANVISA. Sua fabricação exige custos menores do que a de um medicamento inovador, por isso tende a ser mais barato.

Controlado

Há certos tipos de remédios que, se não administrados corretamente, podem causar sérios danos à saúde, dependência física e psíquica, incluindo a morte do paciente. Assim são os medicamentos controlados. Eles possuem substâncias que precisam de controle especial e fiscalização desde a produção até a comercialização.

Referência

Medicamento de referência é um medicamento inovador que possui marca registrada, com qualidade, eficácia terapêutica e segurança, comprovados através de testes científicos, registrado pelo órgão de vigilância sanitária no país. Ele serve de parâmetro para registros de outros medicamentos, como similares e genéricos depois.

Isentos de prescrição

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os medicamentos isentos de prescrição MIPs são os medicamentos para tratar sintomas e males menores, disponíveis sem prescrição ou receita médica devido à sua segurança e eficácia desde que utilizados conforme as orientações disponíveis nas bulas e rotulagens. Eles atuam na prevenção de doenças e também no tratamento complementar.

Programa de descontos

A Drogarias Campeã possui parceria com diversos laboratórios para oferecer descontos em produtos e medicamentos. Para utilizar o programa de descontos, o cliente deve se cadastrar nos programas específicos de cada empresa e indicar o cartão ou número do cadastro no ato da compra.

Confira todos os laboratórios parceiros: